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Direitos e deveres dos pacientes

Direitos

  • Saber o nome, a categoria profissional, a especialidade, a função e o cargo de quem lhe está prestando assistência;
  • Ter informações claras, objetivas e compreensíveis sobre as ações diagnósticas, terapêuticas, tratamentos propostos, riscos, alternativas de tratamento e prognósticos;
  • Formalmente autorizar um representante legal, ou familiar, para que tenha acesso às informações citadas no item anterior.
  • Recusar procedimentos e/ou terapêuticas e revogar consentimentos anteriores.
  • Solicitar uma segunda opinião médica.
  • Confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à Saúde Pública.
  • Privacidade.
  • Não sofrer qualquer espécie de discriminação.
  • Receber apoio moral, psicológico e religioso quando hospitalizado.
  • Avaliação, orientação e manejo da dor.
  • Requerer as informações de seu prontuário.
  • Receber resultados dos exames que desejar.
  • Ter acesso às contas referentes às suas despesas particulares.
  • Receber proteção e segurança, na medida em que os procedimentos e as instalações possibilitem.

DEVERES

  • Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde.
  • Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.
  • Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial.
  • Cumprir os regulamentos da Instituição e preservar os recursos da Instituição e do ecossistema.
  • Respeitar os direitos dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.
     
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