71 2102-8588
Emergência Cardiológica 24h
71 2102-8555
Marcação de Consultas e Exames

Notícias

10h08

Saiba como aproveitar melhor sua consulta médica

Compartilhe
Tamanho do Texto

Quem nunca saiu de uma consulta se recriminando por não ter feito uma determinada pergunta, esclarecido uma dúvida importante, ou por deixado de contar ao médico algo que julgava necessário?

 

O que muitas pessoas não sabem é que há formas de se preparar para aproveitar melhor uma consulta médica. A FBC selecionou algumas dicas para você:

 

1. Faça uma lista sobre os motivos que o(a) levaram a marcar a consulta.

Muitas vezes, agendamos uma consulta na qual gostaríamos de discutir uma série de questões com nosso médico, mas é comum esquecermos de algumas delas. Assim, o ideal é listar os motivos por ordem de prioridade e compartilhá-los com o médico no início da consulta.

Não tenha receio de expressar seus sintomas, dúvidas e preocupações.

 

2. Reflita sobre seus sintomas e os caracterize da forma mais completa possível.

É muito importante para os médicos compreender, com detalhes, os sintomas que estão lhe incomodando. Por isso, procure refletir e, se necessário, anote algumas informações. É comum, por exemplo, ficarmos na dúvida sobre algumas questões temporais como início, duração e frequência de algum sintoma. Se você gastar alguns minutos para organizar mentalmente sua história, vai expressá-la melhor, facilitando a compreensão do seu médico.  

 

3. Leve seus exames anteriores para a consulta. 

É importante levar seus exames anteriores para a consulta. Isso vai ajudar o médico a compreender melhor seu quadro clínico, além de evitar a solicitação de exames desnecessários. O ideal é que você tenha seus exames organizados em uma pasta de acordo com a data de realização. 

 

4. Informe corretamente sobre as medicações que faz uso.

Caso você tenha as últimas receitas prescritas, é importante que você as leve para consulta. Se não tiver, faça uma lista na qual informe o nome da medicação com a respectiva dosagem, o número de comprimidos, e os horário que faz uso de cada uma delas. 

Ex: 

Medicação Dosagem (mg) Número de comprimidos Horários
       
       
       

 

5. Verifique se compreendeu corretamente as orientações dadas pelo médico

Ao final da consulta, é importante garantir a compreensão de todas as explicações e orientações que foram dadas. Sugerimos que você conclua o encontro com seu médico com uma frase do tipo: “Deixe ver se entendi tudo corretamente” e repasse, de forma breve, as orientações dadas. Antes de guardar a receita, verifique se compreende tudo o que está escrito. Quais são as medicações de uso contínuo e as que você deverá fazer uso por apenas um período.

 

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você! 

 

Se quiser compartilhar alguma dica conosco, poste em nosso Instagram. Sua experiência pode ajudar muitas pessoas!

 

 

Fundação Bahiana de Cardiologia
Rua das Hortênsias, 326, Itaigara
Salvador - BA. CEP: 41810-010
Pronto Atendimento - 71 2102-8588
Marcação de Consultas e Exames - 71 2102-8555
Telefone Geral - 71 2102 8500
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Veja a nossa nova Política.
2020 - 2021. Fundação Bahiana de Cardiologia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital