71 2102-8588
Emergência Cardiológica 24h
71 2102-8555
Marcação de Consultas e Exames

Notícias

10h19

Doenças Cardiovasculares em meio à pandemia

Compartilhe
Tamanho do Texto

 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Ademais, as emergências cardiovasculares, tais como a Insuficiência Cardíaca descompensada, as urgências e emergências hipertensivas e o Infarto Agudo do Miocárdio estão entre as principais causas de busca por unidades de emergência e necessidade de internamentos hospitalares. Nessas situações, a agilidade e a qualidade do atendimento médico são fundamentais para minimizar os danos e reduzir o risco de adoecer e morrer.

Por sua vez, o adequado acompanhamento médico e controle dos fatores de risco como a Hipertensão Arterial, o colesterol e o tabagismo são os pilares da prevenção e, desse modo, primordiais para a redução das complicações agudas que levam à morte cardiovascular. 

A pandemia da COVID-19 trouxe enormes impactos negativos à saúde. Além dos efeitos diretos da infecção viral, o medo de adquirir a doença levou ao retardo na procura pelas emergências hospitalares. Em todo o mundo, houve registros de importante aumento da ocorrência de casos de parada cardiorrespiratória e de Morte Súbita fora do ambiente hospitalar. Do mesmo modo, o retardo na procura por atendimento levou ao surgimento de complicações e agravamento das emergências cardiovasculares, o que se refletiu em aumento da letalidade intra-hospitalar.

Por sua vez, o isolamento social, o intenso estresse psicossocial e a falta de acompanhamento médico regular podem contribuir para a descompensação dos fatores de risco (Diabetes, Hipertensão, Dislipidemias e Depressão); assim, levando a um incremento na ocorrência de eventos cardíacos.

Muito embora o distanciamento social seja peça fundamental no combate à pandemia, a manutenção do acompanhamento cardiológico e cuidados com a saúde se impõem. Conforme recomendação de autoridades sanitárias e publicações de diversos especialistas, é fundamental que haja hospitais capazes de garantir a continuidade no tratamento do paciente cardiopata. A Fundação Bahiana de Cardiologia, enquanto instituição de referência em doenças do coração e unidade não dedicada à COVID-19, oferece toda a estrutural física e organizacional para a manutenção, com segurança, do seu acompanhamento ambulatorial e emergencial. Proteja-se da COVID-19. Evite aglomerações, use máscaras e higienize sempre as mãos, mas não descuide de sua saúde cardiovascular. As doenças cardiovasculares não param. Estamos a postos para cuidar de você. 

Fundação Bahiana de Cardiologia
Rua das Hortênsias, 326, Itaigara
Salvador - BA. CEP: 41810-010
Pronto Atendimento - 71 2102-8588
Marcação de Consultas e Exames - 71 2102-8555
Telefone Geral - 71 2102 8500
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Veja a nossa nova Política.
2020 - 2021. Fundação Bahiana de Cardiologia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital