Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3

Diferenciais do Programa

Diferenciais do Programa

EXPERIÊNCIA DE ENSINO

A FBC atua há 25 anos na formação de cardiologistas. Desde sua criação, a FBC contribuiu, em programa oficial de residência médica, com a formação de 75 médicos residentes, durante o período de vigência do convênio com a UFBA; e foi responsável, em programa de estágio reconhecido pela SBC, pela formação de 71 médicos estagiários.

PROGRAMA DE ATIVIDADES TÉORICO E PRÁTICO DE EXCELÊNCIA

No PRM da FBC, as atividades práticas (treinamento em serviço) e teóricas são planejadas de forma integrada, para que o conhecimento das ciências biomédicas, clínicas, epidemiológicas e sócio-comportamentais possa ser aplicado no cuidado ao paciente. Essa integração teórico-prática pode ser observada no planejamento pedagógico das diversas atividades do PRM.

ESTRUTURA

A FBC possui uma estrutura hospitalar completa, com tecnologia diagnóstica e terapêutica de última geração, sendo reconhecida como Centro de Referência de Alta Complexidade em Cardiologia.

CORPO DOCENTE

A preceptoria PRM da FBC busca oferecer uma supervisão presente, atenta e eficiente, estimulando o desenvolvimento progressivo da autonomia dos residentes na assistência aos pacientes, com base em princípios éticos e humanísticos.

O amplo corpo docente da FBC é composto por preceptores especialistas em cardiologia, de forma a assegurar uma supervisão constante e qualificada às atividades desenvolvidas pelos médicos residentes em todos os estágios do programa.

CAPACITAÇÃO EM PESQUISA

A pesquisa clínica está inserida no contexto da residência. No Serviço de Pesquisa, a FBC, desde 1994, desenvolve projetos de pesquisa próprios e participa em projetos multicêntricos internacionais. Atualmente, a FBC contabiliza a atuação em 51 estudos multicêntricos internacionais, sendo que destes, 06 estão em andamento e 02 aguardando aprovação do CEP. Vale destacar que muitos destes estudos tiveram forte impacto na mudança de condutas clínicas. Possui Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), próprio da instituição, desde 2011.

Possibilidade de incorporação como cardiologista da FBC nas Unidades de Pronto Atendimento e Coronariana, Terapia Intensiva e no Setor de Cardiologia Clinica.