Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3

Processo Seletivo e Edital

Processo Seletivo e Edital
  • INFORMAÇÕES GERAIS

Prova de seleção para o programa de estágio médico em cardiologia da FBC:

Ir para ficha de Inscrição

Período de inscrição: 07/11/16 a 15/02/17

Data : 18/02/16

Horário: 14:00

Local: Fundação Bahiana de Cardiologia – Rua das Hortências 326, Itaigara. Salvador – BA.

  • EDITAL INTERNO

Edital Interno para o Processo Seletivo do Estágio em Cardiologia da FBC

A Comissão de Estágios Médicos da Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC), no uso de suas atribuições, comunica que estão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao preenchimento das vagas de médicos estagiários do Programa de Estágio Médico em Cardiologia da FBC – 2o semestre de 2014. Início do estágio programado para o dia 15 (quinze) de outubro de 2014.

I – PROGRAMA OFERECIDO, DURAÇÃO E NÚMERO DE VAGAS

Os Programas de Estágio Médico da Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC) constituem modalidade de pós-graduação, sob a forma de especialização, caracterizados por treinamento em serviço.

A duração mínima do Programa de Estágio Médico em Cardiologia é de 02 (dois) anos, para os candidatos que já concluíram Programa de Residência em Clínica Médica (em instituição credenciada Comissão Nacional de Residência Médica), e de 03 (três) anos para os demais.

Em 2017, o Programa de Estágio Médico em Cardiologia estará dispondo de 10 (dez) vagas.

II – INSCRIÇÃO

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação as quais não poderá alegar desconhecimento.

1.1. A inscrição é isenta de ônus para os candidatos.

Ao inscrever-se, o candidato estará declarando, sob as penas da lei, que concluiu o curso de graduação em medicina, ou irá concluí-lo até a data de matrícula no Programa, ou obteve revalidação do seu diploma, segundo a legislação vigente.
As inscrições serão realizadas, pelo site da FBC (www.fbc-ba.com.br) ou de forma presencial, na secretaria da FBC (Rua da Hortências no 326, Itaigara) do dia 07 (sete) de novembro de 2016, ao dia 15 (quinze) de fevereiro de 2017.

3.1. Para efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher a ficha de inscrição, disponível no site da FBC: www.fbc-ba.com.br, e anexar cópia legível dos documentos exigidos, a saber:

  • – Carteira de Identidade
  • – Diploma da Graduação em Medicina
  • – Carteira do Conselho Federal de Medicina (CRM)

3.2. A veracidade das informações e documentos fornecidos no ato da inscrição são de total responsabilidade do(a) candidato(a), sob as penas da lei;

3.3. Não serão aceitas inscrições por quaisquer outros meios que não os estabelecidos neste Edital.

O processo seletivo é classificatório, portanto a inscrição e aprovação do candidato não garantem a efetivação da sua matrícula no Programa de Estágio.
Esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo, poderá ser realizado pó via telefônica: (71) 2102-8601 ou de forma presencial na secretaria da FBC (Rua da Hortências no 326, Itaigara).

III – PROVAS

O processo seletivo constará de 02 (duas) fases. Na 1a Fase será realizada uma prova escrita, de caráter classificatório. Na 2a Fase, os candidatos serão entrevistados e seus currículos serão analisados, para fins de classificação. A prova escrita será elaborada pela Comissão de Exame, cujos membros foram indicados pela Comissão de Estágios Médicos da FBC. Tanto as entrevistas, como a análise de currículo serão realizados por membros da  Comissão de Estágios Médicos da FBC.

Para cada uma das etapas do processo seletivo (prova escrita, análise de currículo e entrevista), os examinadores atribuirão notas, obedecendo à escala de 0 (zero) a 10 (dez).

Os pesos serão distribuídos da seguinte forma:

prova escrita, peso 6 (seis);
análise de currículo e entrevista, peso 4 (quatro);

1a FASE

PROVA ESCRITA (ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA), consistirá de exame escrito, objetivo, com 40 questões, versando sobre o conteúdo programático de clínica médica.

Data: 18 (dezoito) de fevereiro de 2017 (sábado), com início às 14h00, e termino as 17h00, incluindo o preenchimento da folha de respostas. Não será permitida, em hipótese alguma, a entrada de candidatos na sala de exame, após a entrega da primeira prova finalizada aos fiscais. Os candidatos que chegarem atrasados não terão seu tempo de realização da prova estendido.

Local: Fundação Bahiana de Cardiologia – FBC (Rua da Hortências no 326, Itaigara) .

Vistas: O prazo para a solicitação de vista da prova e expirará em 22 (vinte) de fevereiro de 2017. A solicitação deve ser efetuada através do telefone: (71) 2102-8601.
Não haverá segunda chamada seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do(a) candidato(a).
O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova, com antecedência mínima de 15 minutos, munido de caneta de tinta azul ou preta e apresentar o original de um dos seguintes documentos:
– Cédula de Identidade – RG

– Carteira Nacional de Habilitação, com foto, dentro do prazo de validade

– Passaporte, dentro do prazo de validade

– Carteira do Registro no Conselho Regional de Medicina

O documento apresentado deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza. Somente será admitido às salas de prova o candidato que estiver munido de documento original, com foto, que bem o identifique.
O candidato deverá transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, com caneta esferográfica preta ou azul, que será o único documento válido para a correção e classificação.
Não haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.
Será anulada a resposta que apresentar rasura, omissão ou duplicidade de resposta.
Durante a prova não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, comunicação entre os candidatos, nem a utilização de máquina calculadora, agenda eletrônica ou similar, telefone celular, ou qualquer material que não seja o estritamente necessário para a realização da prova.
Motivará a eliminação do candidato, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a qualquer das normas definidas neste e/ou em outros Editais relativos ao processo seletivo, nos comunicados, nas instruções ao interessado e/ou nas instruções constantes da capa do caderno de questões, bem como o tratamento desrespeitoso a qualquer pessoa envolvida na aplicação da prova.
Será automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:

11.1 apresentar-se após entrega após a entrega da primeira prova finalizada aos fiscais;

11.2 não apresentar documento de identificação, nos termos deste Edital;

11.3 não comparecer a prova seja qual for o motivo alegado;

11.4 ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;

11.5 lançar mão de meios ilícitos para executar a prova;

11.6 não devolver a prova no final do tempo previsto para a realização da mesma;

11.7 estiver fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação (telefone celular, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares;

11.8 não será permitido o uso de telefones celulares nem portar um celular ligado dentro local da prova.

11.9. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova, que inclui o preenchimento da folha de respostas e sua entrega.

2a FASE

– ANÁLISE DE CURRÍCULO, igualmente aplicada a todos os candidatos, será documentada por meios gráficos e/ou eletrônicos.

Todos os candidatos deverão entregar currículo resumido impresso, com cópia dos respectivos documentos comprobatórios, na secretaria da FBC no dia agendado para a sua entrevista.
O currículo resumido deverá ser organizado de acordo com os itens abaixo especificados:

– Identificação

– Formação Acadêmica na Graduação (histórico escolar).

– Participação em pesquisa científica.

– Experiência profissional ou técnica anterior.

– Participação em cursos de aperfeiçoamento (ACLS, BLS, FCCS, ATL, SAVIC)

– Participação em cursos de atualização e congresso.

– Produção científica (publicação científica em revista, anais de congressos – tema livre ou pôster)

– Proficiência em línguas estrangeiras.

ENTREVISTA (PARA OS CLASSIFICADOS NA 1a FASE), igualmente aplicada a todos os candidatos, será documentada por meios gráficos e/ou eletrônicos.

O local e horário de aplicação da prova serão disponibilizados aos candidatos, no dia 18 (dezoito) de fevereiro de 2017 (sábado), logo após a realização da prova escrita.